Aprenda a identificar seu tipo de cacho

Nenhum cacho é um simples “cacho”, a categoria é abrangente e vai do 2C ao 4C sendo necessário que aprenda a identificar seu tipo de cacho para saber a maneira certa de cuidar do seu cabelo.

CALMA, sabemos que parece um bicho de sete cabeças identificar em qual categoria se encaixa. 4A, 3B, 2C ... nossa, quanta informação! Mas tem uma forma prática de aprender a analisar e saber qual a melhor forma de cuidar do seu fio e nós pedimos auxílio à Cleu, mestre dos cachos do nosso #TEAMbeauty para ajudar com tudo que precisamos saber.



ROTEIRO INICIAL Existem basicamente quatro tipos de grupos capilares: 1- liso 2- ondulado 3- cacheado 4- crespo


Dentro desses grupos existem as sub-categorias que definem a largura ou diâmetro do fio.


Caso tenha dificuldades em saber com precisão qual seu tipo de cacho fica tranquila que a categoria já ajudará muito para que possa comprar os cosméticos capilares certos.


TIPO 1 - O LISO


Faremos um artigo exclusivo sobre esse tipo de cabelo em breve! Fique ligadinha em nosso blog.


TIPO 2 - O FOFO ONDULADO


Entre o liso e cacheado, tem sua formação em S e costumam ser bem oleoso na raiz e seco nas pontas. Pode conter fios bem fininhos ou mega grossos, não há uma característica específica.


2A

Fácil de alisar, tem as ondas bem largas, sem volume nenhum na raiz e o seu natural já é bem próximo do liso.


Esse tipo de cabelo precisa ter muito cuidado na aplicação de produtos, porque pesa facilmente e perde o balanço.


2B

Raiz lisa com ondas definidas a partir do comprimento da orelha, tem fios mais espessos em diâmetro do que o tipo 2A e dá um trabalhinho extra na hora de dar aquela alisada.


2C

Separados do cacho por um espiral, é reconhecido por ter os fios grossos, volumosos e uma quantidade de frizz fora no normal. Usar cosméticos de mercado é promover uma revolta capilar instantanea, por conta da necessidade de cuidado que esse tipo de cabelo exige.


#INDICAÇÃOdaCLEU


A linha light Waves tem alto poder de hidratação, reparação e doação de brilho, além de conferir ação protetora, ser anti frizz e desembaraçante.


Contendo shampoo, condicionador, máscara hidratante e creme de pentear, é perfeito para os cabelos ondulados.



TIPO 3 - CACHOS


Parece uma molinha graças ao formato espiral e apresenta um brilho naturalmente. Mas a fofura dos cachos trazem consequências que precisam de cuidado extra.


O cabelo cacheado dificulta que a oleosidade natural chegue no comprimento todo, deixando do meio as pontas seco e facilitando o efeito espigado.


3A

Cacho com espiral largo costuma ser rainha quando o assunto é brilho capilar e tende a ficar bem pesado quando cresce dando a sensação de raiz lisa.


Uma dica para deixá-los sempre perfeitos é depois da aplicação do leave-in, manter as mãos e o pente bem longe.


3B

Neste caso a raiz é ondulada e os cachos são um pouco mais fechados que o 3A, além de serem mais grossos e elásticos também. O cacho 3B tende a ser bem mais seco, o que dificulta na formação natural dos caracóis. Uma sugestão é aplicar modelador de cachos com os fios ainda úmidos e amassar com uma toalha de papel. 3C

Extremamente definido, com a circunferência de um lápis e mestre do poder no quesito volume, é daquele cabelo que marca presença, mas também tem facilidade extra quando o assunto é frizz.


#INDICAÇÃOdaCLEU


A linha Curly Girls é uma ótima escolha por evitar a queda, ter ação emoliente e hidratante, ativos que trabalham a favor da anti oleosidade e proteção solar.


TIPO 4 - CRESPO


Ahhh, chegamos no famoso grupo black power mestre dos cabelos todos. Com a textura bem fechada é naturalmente mais propenso a ser ressecado e frágil, quebrando com facilidade. Toda sua estrutura é trabalhada em zigue-zagues desde o couro cabelo.

Então a ordem é: força aos black!


4A

Densos e elásticos como um S, tem a circunferência com a espessura de uma agulha de crochê e enrolado que vem desde a raiz, é caracterizado por ser cheio de volume, macios e flexíveis.


4B

A única diferente do 4A é que é um pouquinho, mas só um pouquinho mais fechado. Sua curvatura em Z permite fácil modelagem e a técnica da fitagem é perfeita para dar aquela definição aos fios.


4C

Esse é daqueles que não fora cacho e é todo trabalho em Z, tem cerca de 70% de encolhimento se comparado a outras texturas e é o ápice até então registrado do cabelo humano. Mais frágil de todos precisa ser cuidado com carinho extra e muita delicadeza.


#INDICAÇÃOdaCLEU


A linha Curly Girls, como também já indicamos na categoria cachos, é o mais recomendado também para o cabelo crespo, como diz a superintendente no assunto Cleu.


Ele tem benefícios como evitar a queda, maleabilidade, anti envelhecimento, ação umectante que fortalecem o crespo e dão um aspecto visual que faz toda a diferença.

Vale a pena.



AHHHHHHHHHH...


Nosso artigo do dia chegou ao fim e foi uma delícia saber mais sobre o maravilhoso mundo dos cachos junto com a Cleu, né? Comente abaixo o que achou e aproveite para dar mais sugestões de temas.


Precisamos te lembrar que todos nossos cosméticos são veganos, sem parabenos e nem petrolatos.


Posts recentes

Ver tudo